Sustentabilidade Rural

Sustentabilidade rural envolve práticas de preservação ambiental para as atividades do dia a dia, bem como adoção de novas tecnologias e aplicação de métodos sustentáveis na rotina do campo. Ou seja, é um produtor rural aliando seu trabalho à técnicas sustentáveis mantendo sua produtividade de forma consciente.

Existem diversos produtores rurais no Brasil e a população que se preocupa com os impactos das atividades humanas no meio ambiente também está aumentando.

A agricultura rural deve ser considerada como um empreendimento empresarial, sobrevivendo no mercado e gerando renda ao produtor. O que muitos não sabem, é que é possível seguir esse trajeto e ao mesmo tempo diminuir os impactos ao meio ambiente.

Como o principal ativo desses pequenos empreendedores agropecuários é a produtividade do trabalho, é importante o acesso aos equipamentos adequados e de alta qualidade. Mas infelizmente, muitos agricultores de pequeno porte não possuem essas ferramentas, tendo dificuldades de acesso a serviços de extensão rural ou recursos de capacitação.

O Brasil obteve um avanço significativo na área de proteção social, a fim de melhorar as condições de vida dos pequenos produtores rurais. Mas ainda assim, faltam projetos para atrair recursos para essas áreas, em especial em locais com grandes áreas rurais.

Uma questão importante sobre os aspectos ambientais, é a falta de fiscalização e criação de incentivos para a prática de preservação de matas, controle de despejo de resíduos em rios ou lagos e etc.

A busca pela sustentabilidade na agricultura de pequeno porte envolve diversas necessidades nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais. Com essas melhorias, o mercado terá uma expansão significativa, afinal, a agricultura já apresenta enorme potencial.

 

Comente com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *