Dica de armazenamento de conservas

Armazenar alimentos em conserva é uma boa opção para quando sua receita vai render muito e você não quer que estrague. A conserva permite que os alimentos durem por um longo tempo.

Para armazenar as conservas, é necessário recipientes de vidro com tampas de metal de rosquear, assim como os das geleias vendidos no supermercado. Proceda do seguinte modo:

  1. Ferva os potes e as tampas por bons 10 minutos para esterizá-los.
  2. Com o auxílio de uma pinça, também esterilizada, retire o recipiente da água quente e deixe escorrer, tomando cuidado para não encostar a parte de dentro do recipiente em nada que não esteja esterilizado.
  3.  Coloque o alimento a ser conservado ainda quente no recipiente também quente até chegar à marca abaixo da rosca. É importante deixar um espaço entre alimento e tampa para que o lacre da tampa seja puxado para baixo.
  4. Retire a tampa da água com a pinça, escorra e feche o recipiente. Use um pano limpo para segurar a tampa na hora de fechar e muito cuidado para não se queimar!
  5. Quando encher todos os potes, vire-os de cabeça para baixo e deixe-os esfriar. Em seguida, volte-os para a posição normal. O lacre da tampa deve ter sido puxado para baixo e se fixado nessa posição. Guarde-os então em um local fresco e seco.

Muita atenção na hora de consumir as conservas. Se o lacre da tampa não estiver mais fixo, significa que a tampa não estava hermeticamente fechada ou algum tipo de bactéria esteve se alimentando da sua conserva. Neste caso, é melhor não consumir o alimento.

Comente com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *